Tópico: Breve história da Noruega

© Sven-Erik Knoff

A história da Noruega remonta ao início da Idade Média. Entretanto, se estamos procurando os primeiros sinais de povoamento, devemos olhar um pouco mais para trás, para o século IX aC, quando várias tribos germânicas migraram para território norueguês, graças à retirada das geleiras das costas do norte da Europa. Várias pinturas rupestres deste período mostram como estes primeiros homens já sabiam navegar, assim como algum tipo de esquis rudimentares que lhes permitiam andar sobre a neve.

Entretanto, só no final do século VIII é que começou a verdadeira história do país. Naquela época, os vikings entraram em cena em toda a Europa, causando estragos ao longo das costas do continente. As primeiras tentativas na Noruega para formar um reino foram feitas por Harald Harfagre, um rei viking que havia herdado vários reinos de seu pai e passado sua vida fazendo inúmeras conquistas para unificá-los. Ele foi sem dúvida o fundador da nação.

No final da Era Viking, a Noruega foi estabelecida como um reino independente. Em meados do século XI, a organização eclesiástica e monárquica do país se consolidou, e então podemos finalmente falar de um reino totalmente unificado.

Após um século de grande esplendor (século XIII), a população norueguesa foi duramente atingida pelas consequências econômicas e sociais de um surto brutal da Peste Negra. Este retrocesso resultou em pesadas baixas, aproximadamente 50% da população. O reino voltou-se para os dinamarqueses e suecos em busca de ajuda, o que levou à União de Kalmar entre 1397 e 1523.

A união da Noruega com os dinamarqueses esteve ativa até 1814, quando um grupo de patriotas finalmente declarou a independência ao redigir unilateralmente sua própria constituição, separando-se assim da Dinamarca, mas não da Suécia, o que faria muito mais tarde em 1905.

Em 1940, durante a Alemanha nazista, a Noruega também foi invadida. Nesta época, os fascistas chegaram ao país e, diante desta nova ditadura, tudo o que havia sido alcançado anteriormente desmoronou por um tempo. Em 1945, no final da guerra, as instituições democráticas foram restauradas e um verdadeiro Estado social começou a ser construído, estabelecendo uma referência para o resto do mundo.

Influência do povo Sami

O povo indígena Sami da Noruega ainda mantém seu modo de vida tradicional em várias partes do país. A capital do povo Sami é Karasjok, lar de cerca de 3.000 habitantes e quase 60.000 renas. É o lar do Parlamento Sami, assim como do centro de visitantes do Parque Cultural Sami, onde é possível aprender mais sobre este povo único, provar sua comida e ouvir sua música tradicional Yoik.

Atividades típicas dos Samis

  • Montar em um trenó de rena
  • Montar uma moto de neve
  • Pernoitar em uma lavvo (típica tenda Sami)
  • Festivais culturais Samis
© Christian Roth Christensen
ES
PT