Desde a doçura das bagas, waffles e cidra, até salsichas, carnes e alguns dos melhores queijos do mundo. Sem esquecer os frutos do mar muito frescos: caranguejo real, salmão ou o famoso bacalhau norueguês. Muitos destes ingredientes frescos são encontrados na cozinha norueguesa diária, com cada região tendo seus próprios pratos distintos e emblemáticos, dependendo do que está disponível localmente.
Alguns dos pratos típicos noruegueses são:
- Costela: Tripas de porco assadas, geralmente servidas com chucrute e batatas cozidas, linguiças de Natal e almôndegas em molho.
- Lutefisk: Peixe seco, conservado em água com soda cáustica (a velha maneira de conservar o peixe) e assado no forno.
- Aquavit: A bebida nacional norueguesa. É uma bebida alcoólica, produzida a partir de batatas com ervas, tais como sementes de cominho, anis, endro, funcho e coentro.
- Gløgg: Os noruegueses bebem vinho de muller feito de xarope ao qual adicionam amêndoas e sultanas para degustar.

Restaurantes
Em cada um dos restaurantes noruegueses é possível se banquetear em um banquete de sabores. Eles oferecem diferentes tipos de cozinha, desde estabelecimentos especializados em frutos do mar que utilizam ingredientes locais, até outros que oferecem pratos deliciosos de todo o mundo.
Restaurantes em Oslo
Premiada como Capital Verde Europeia 2019, Oslo está investindo cada vez mais em ações, produtos e serviços verdes. Para aqueles que procuram produtos orgânicos cultivados localmente ou refeições sem carne, há grandes opções que vão desde bistrôs a preços razoáveis até restaurantes gourmet Michelin-starred.
Restaurantes em Tromsø
Tromsø é a maior cidade da região norte da Noruega. A cidade é conhecida por sua animada vida noturna e uma grande variedade de restaurantes especializados em ingredientes frescos da região do Ártico. A comunidade multicultural de Tromsø, que inclui mais de 100 nacionalidades, esforça-se para criar experiências culinárias únicas e tem várias novas opções de restaurantes utilizando ingredientes locais.
Restaurantes em Bergen
Na vibrante cidade de Bergen, a segunda maior da Noruega, uma das mais autênticas experiências gastronômicas é uma visita ao Mercado de Peixes, que oferece uma grande variedade de frutos do mar, frutas, legumes e especiarias. É uma oportunidade imperdível para experimentar os sabores exóticos da Noruega com degustações ou almoços informais nos restaurantes, que servem pratos de peixe e cervejas locais. O mercado existe desde o século XIII e está localizado no coração da cidade.
Uma das principais atrações turísticas da cidade está localizada no cais do porto (Bryggen em norueguês), onde um antigo centro comercial com várias casas coloridas agora servindo como restaurantes, museus e lojas de artesanato foi preservado. Era administrado pelos alemães em uma aliança de cidades comerciais (Liga Hanseática), que ainda hoje tem uma forte influência no cais. As casas de meia-leca se tornaram um Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO em 1979.
Dos festivais de comida de rua aos frutos do mar e outras especialidades locais: os festivais de comida são um fenômeno cada vez mais populares na Noruega, um país cujos habitantes sempre gostaram de comer e beber ao ar livre.
A maioria das feiras e festivais gastronômicos são realizados no verão, muitos deles no final do verão ou no início do outono. Algumas das mais populares são:
- Trøndelag Food Festival (em agosto em Trondheim)
- Gladmat (em julho em Stavanger)
- Matstreif (em setembro em Oslo)
- Bergen Food Festival (setembro, Bergen)
- Festival norueguês de rakfisk (em novembro em Fagernes)
