Tópico: Noruega e suas regiões

A Noruega é um grande país que está dividido em cinco grandes regiões, cada uma com suas próprias tradições e herança cultural.

Região Leste

É na região leste que está localizada a porta de entrada do país, a capital Oslo, famosa por suas montanhas e estações de esqui. Chegar via Oslo é a maneira mais fácil de começar uma viagem na Noruega. A capital é a maior cidade do país e surpreende os visitantes com uma arquitetura inovadora e uma riqueza de atrações culturais e turísticas. Os pontos turísticos obrigatórios incluem o Parque de Esculturas Vigeland; a Ópera; o Museu de Navios Vikings; a Galeria Nacional, onde a pintura “O Grito” de Edvard Munch está em exposição; Holmenkollen, uma das maiores pistas de esqui livre do mundo; e o Palácio Real.

© Didrick Stenersen – VisitOslo

Região Sul

O sul da Noruega tem sido o destino de verão número um dos noruegueses há décadas. A região tem o clima mais quente de todo o país e é ideal para caminhadas na montanha, esqui, pesca, visitas a museus e eventos, além de seu exuberante litoral ser popular para as práticas de navegação e natação. A cidade de Kristiansand é considerada a capital do Sul e pode ser o ponto de partida ideal para explorar a região.

© Magnus Furset / VisitNorway.com

Região Oeste (região dos fiordes)

O país tem a maior concentração destas formações no mundo. Esculpidos após as geleiras recuarem durante a Era do Gelo e a água do mar inundar os vales em forma de U, os fiordes tornaram a Noruega mundialmente famosa. Os belíssimos fiordes de Geiranger e Nærøy são classificados como Patrimônios Mundiais pela UNESCO. Outros que também se destacam são os fiordes Lyse, Nord, Sogn e Hardanger. Nessas paisagens aparentemente irreais, destacam-se as imponentes cachoeiras, os picos das montanhas e as águas cristalinas. Existem fiordes em toda a costa da Noruega, mas nesta região a estrutura é mais desenvolvida para o turismo internacional, oferecendo grande acessibilidade e sendo possível viajar de um para outro de barco, ônibus ou carro, possibilitando experimentar inúmeros itinerários.

.

© Øyvind Heen – fjords.com

Região Central

O Trøndelag é a estreita área central da Noruega, uma região rica em história e patrimônio cultural, rios cheios de salmão e povo acolhedor. As paisagens naturais são diversificadas, incluindo cadeias de montanhas rochosas, florestas ao longo da fronteira sueca e uma grande área de montanhas ao sul. Uma das cidades mais visitadas da região é Trondheim, conhecida por sediar festivais culturais ao longo do ano. Na região, há várias pequenas cidades e vilas como Røros, considerada um exemplo de sustentabilidade com sua região central classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco e que também serviu de inspiração para a animação “Frozen” da Disney.

© Thomas Rasmus Skaug – VisitNorway.com

Região Norte

Além de cidades e vilarejos, o Norte também concentra a vida selvagem nórdica mais extrema, desde os picos escarpados das Ilhas Lofoten até o grande planalto de Finnmarksvidda, onde os dias de verão são mais longos sob o sol da meia-noite e as noites de inverno são iluminadas pelas tempestades solares das Luzes do Norte. Há várias caminhadas para explorar o território, como ir ao Cabo Norte, localizado no extremo norte, onde as águas do Oceano Atlântico se encontram com as do Oceano Ártico. Também é possível ficar em hotéis de iglus e visitar museus e vilas, passear pelas Ilhas Lofoten, andar de trenó, fazer um safári de observação de baleias ou navegar pelo arquipélago de Svalbard para um safári de motos de neve e admirar a vida animal única da natureza do Ártico.

© Vidar Moløkken – www.nordnorge.com
ES
PT